Prof. Gerson Schulz
Em termos de tempo histórico, posso afirmar que a Modernidade,
filosoficamente falando, nasce com Descartes (1596-1650) que dá os pressupostos
do método científico. Ele, fascinado pelo funcionamento do relógio mecânico – invento
à sua época uma novidade – tenta, levando ao máximo as idéias platônicas de
separação entre corpo e alma e afirmando que somente esta pode chegar às
verdades eternas, estabelecer um caminho seguro para o conhecimento absoluto.
René Descartes |
Apesar de vários filósofos modernos penderem ao ateísmo, o
cristianismo não desapareceu no mundo moderno. Por volta de 1517 houve a
Reforma Protestante organizada especialmente por Lutero (1483-1546) na
Alemanha. Com ela, rompeu-se com o catolicismo romano e surgiu uma versão
"liberal" do cristianismo com menor poder aos sacerdotes, menos
importância para a instituição igreja e mais destaque para a subjetividade,
pois no protestantismo não se precisava tanto do padre para interpretar as
escrituras, elas eram "debatidas" nos cultos entre as pessoas,
discutidas, avaliadas sobre o que de interessante as passagens dos textos
bíblicos podiam apresentar para o crente em sua vida cotidiana e o que tais
práticas implicavam para cada indivíduo escatologicamente.
Saiba mais sobre o mundo moderno clicando aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=dUmyg4fJqaY
https://www.youtube.com/watch?v=LPJOk4f-vHA
Na modernidade também se acreditava no poder das grandes metanarrativas. Positivismo, cristianismo, socialismo, razão, a objetividade da ciência, a racionalidade da filosofia. Essas crenças ofereciam respostas racionais para grandes questões da humanidade, norteavam a vida das sociedades política, econômica e materialmente.
https://www.youtube.com/watch?v=dUmyg4fJqaY
https://www.youtube.com/watch?v=LPJOk4f-vHA
Na modernidade também se acreditava no poder das grandes metanarrativas. Positivismo, cristianismo, socialismo, razão, a objetividade da ciência, a racionalidade da filosofia. Essas crenças ofereciam respostas racionais para grandes questões da humanidade, norteavam a vida das sociedades política, econômica e materialmente.
Em termos de economia, pensava-se que o capitalismo (que
defendia a legitimidade da propriedade privada) traria a todos (desde que
fossem suficientemente competentes para trabalhar e poupar, e inteligentes para
investir) as benesses do mundo desenvolvido: os caros confortos tecnológicos
como a energia elétrica, os transportes a vapor (mais rápidos que os cavalos), o
carro particular a gasolina, as viagens de avião, sem falar no prazer de ter
dinheiro pelo prazer de tê-lo. Mas isso era uma ilusão. E era uma ilusão porque se todos tivessem acesso a essas coisas, elas faltariam! Seria impossível manter o abastecimento de gasolina, de energia. Caso todos tivessem carros, ninguém sairia de sua casa porque não haveria combustível nem ruas suficientes para tal.
Por outro lado, surgiu a metanarrativa do socialismo e do comunismo denunciando que o capitalismo era um ato de exploração de poucos sobre muitos. Que na lógica capitalista poucas pessoas tinham as reais condições de enriquecer, e mais, diziam essas metanarrativas que aqueles que eram ricos tinham roubado de outros tantos o dinheiro que acumulavam. Entre outras coisas os socialismos e comunismos diziam que se os trabalhadores tomassem "consciência" de sua situação de explorados, eles perceberiam que tomar o poder (mesmo pela violência) seria a única saída para se "libertar" da exploração dos patrões – proprietários da grande indústria e comércio.
Por outro lado, surgiu a metanarrativa do socialismo e do comunismo denunciando que o capitalismo era um ato de exploração de poucos sobre muitos. Que na lógica capitalista poucas pessoas tinham as reais condições de enriquecer, e mais, diziam essas metanarrativas que aqueles que eram ricos tinham roubado de outros tantos o dinheiro que acumulavam. Entre outras coisas os socialismos e comunismos diziam que se os trabalhadores tomassem "consciência" de sua situação de explorados, eles perceberiam que tomar o poder (mesmo pela violência) seria a única saída para se "libertar" da exploração dos patrões – proprietários da grande indústria e comércio.
Karl Marx |
Então o Estado, na visão de Karl Marx (1818-1883), que era controlado pela classe dominante –
chamada por ele de burguesia – passaria ao controle do proletariado organizado. Eliminar-se-iam todas as classes sociais.
As riquezas geradas pelas atividades humanas seriam distribuídas entre todos de
acordo com seu trabalho e necessidade, com prioridade aos mais pobres.
Marx postulou (e acertou) sobre as crises cíclicas do modelo
capitalista. E em 1914 houve uma grave crise não só econômica, mas também
humana, a Primeira Guerra Mundial. Várias nações europeias entraram em conflito
por motivos político-econômicos. Finda em 1918, restou à Europa se reconstruir
com a ajuda de um país que era ex-colônia da outrora superpotência mundial – Inglaterra
–, os Estados Unidos da América.
Desenho alusivo a Lênin |
Em 1917, na Rússia czarista, estoura uma guerra civil
liderada por Vladimir Ilyitch Uliánov – Lênin (1870-1924). Ele propugna implantar
o socialismo marxista na Rússia. Abolir as classes sociais, dividir as
riquezas, estatizar todos os meios de produção como as terras, as fábricas e grandes
empresas de comércio. De fato, a revolução ocorre e surge a União das
Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS – que dura perto de setenta anos e se
espalha pelo Leste europeu e por países satélites fora da Europa. Assim como o
capitalismo gera suas crises econômicas e, em função delas, humanas como
desemprego, baixos salários, fome para alguns e morte para outros, o sistema
soviético não conseguiu cumprir suas promessas. A experiência russa faliu em
1991 pelo excesso de burocracia, pelo excesso de folha de pagamento, pela má
gestão dos recursos públicos, pela falta de liberdade de expressão individual imposta
pelo regime ditatorial soviético e em todos os países que implantaram o socialismo, cujos governos não aceitavam críticas ao sistema e que prendeu e exilou
vários cidadãos por fazê-las ou fuzilou outros tantos sob o pouco claro título
de "inimigos do povo". Também faliu devido à impossibilidade de
concorrer tecnologicamente com o Ocidente, fato que sempre causou escassez de bens de
consumo na União Soviética como papel, metais, louças e comidas e bebidas.
Também não se cumpriu na União Soviética a promessa
socialista (nem na China, no Camboja, no Vietnã, na Coréia do Norte ou em Cuba)
de mudar – dentro de determinado espaço de tempo – para o comunismo que seria,
segundo Marx, o fim do Estado, o fim total das classes sociais, estágio da economia
plenamente planificada.
Marx afirmava que o capitalismo faliria porque os
trabalhadores se dariam conta que eram explorados, mas Marx errou e o capitalismo
permaneceu. Ele também afirmava que o socialismo aconteceria na nação mais
desenvolvida do planeta, aí ele também errou. A revolução se deu na Rússia czarista
que vivia o feudalismo, nem havia ainda desenvolvido fábricas e comércio
suficientes para se anunciar grande capitalista.
Adolf Hitler |
Em 1929 deu-se outra crise capitalista, a quebra da Bolsa de
Valores de New York que levou à falência muitos capitalistas e foi uma das causas
da Segunda Guerra Mundial que se iniciou em 1939 e findou em 1945. Embora
vários historiadores como Eric Hobsbawm (1917-2012) tenham descrito com
precisão as diferenças entre as ideologias das nações em guerra (nazismo, fascismo,
socialismo) não se pode dizer que essa guerra não tivesse a economia como pano
de fundo, pois a Alemanha nazista (cujo regime se baseava na raça das pessoas)
era capitalista e buscava se desenvolver tanto mais que as outras nações
capitalistas como a Inglaterra, a França ou os Estados Unidos da América. A
Itália fascista (regime ditatorial) também era capitalista tanto quanto os
demais. E mesmo a União Soviética (socialista) não hesitou em entrar em acordo
com a Alemanha de Adolf Hitler (1889-1945) para ocupar a Polônia e dividi-la ao
meio com as forças nazistas, exercendo assim nada mais que a típica prática
capitalista de expansão de territórios que nem se pode dizer "invenção do
capitalismo", pois esta já era comum desde o mundo antigo greco-romano que não
era capitalista.
A União Soviética não apresentou novidades em termos
políticos quanto as suas relações exteriores, pois financiou "revoluções"
mundo afora se jogando em uma disputa (bem comum ao pré-capitalismo) para assegurar
territórios satélites.
Bandeira da antiga União Soviética |
Finda a Segunda Guerra – com a deflagração de duas bombas
atômicas sobre o Japão – surgiram na filosofia autores como David Harvey (1935),
Jean-Francoise Lyotard (1924-1998), Eric Hobsbawm e outros que passaram a
defender a tese que diz que a Modernidade tinha falido junto com suas guerras
justamente porque não conseguira cumprir suas promessas de autonomia, de
consciência humana, de justiça para todos, igualdade e fraternidade entre os
homens. Mas não só o capitalismo havia falhado, também as promessas socialistas
falharam, pois se sabia a cada dia entre 1945 e 1970 as atrocidades cometidas
pelas ditaduras socialistas.
Deflagração da bomba atômica |
A crítica socialista de falta de igualdade econômica nos países
capitalistas era rebatida pelos exemplos das democracias modernas como Estados
Unidos, Inglaterra, Alemanha Ocidental (do pós-guerra), Itália, França e pela
produção de riquezas nesses países que contrastava com a pobreza dos países
socialistas, incluindo a União Soviética. A falta de liberdade nos países sob o
socialismo culminou com a construção – em 1961 – do Muro de Berlim para impedir
a fuga para o lado ocidental de cidadãos que viviam no lado oriental –
socialista.
A esse período de bipolaridade entre países capitalistas e comunistas,
suas guerras ideológicas, de exploração econômica ampliada pelas potências do
Globo, chamou-se "guerra fria", algo novo em relação à Modernidade, por isso este é um dos argumentos que alega que a guerra entre dois grandes blocos econômicos não é mais "coisa" dos modernos, então já é outro período, é a Pós-modernidade.
O período pós-moderno se distingue dos outros porque é a era da bomba atômica e da possibilidade da guerra nuclear em que poucos países – os que têm a bomba atômica – podem aniquilar-se e destruir todo o resto da população mundial. A pós-modernidade é o período em que as ideologias modernas entram em crise. O capitalismo – cujas promessas se sabe não se cumpriram – é desacreditado, mas também o socialismo é desacreditado por não ter cumprido suas promessas. O mundo desacredita da força da política diante de qualquer mudança social e deixa um antigo critério moderno guiar boa parte de suas ações, o jogo econômico dos mercados. Os governos não se preocupam com outra coisa a não ser em garantir a liberdade dos mercados apostando que, assim, garantirão a dinâmica social do emprego para a maioria, do pagamento de salários e o "moto perpétuo" do sistema de compra e venda de mercadorias. Com o fim da União Soviética e vários de seus países satélites, todos os países são, agora, capitalistas. Mesmo China ou Cuba – que na teoria são socialistas – na prática são capitalistas, vendendo e comprando dos países capitalistas e produzindo riquezas a expensas de trabalho semi-escravo em seus territórios praticamente inacessíveis às instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas.
O período pós-moderno se distingue dos outros porque é a era da bomba atômica e da possibilidade da guerra nuclear em que poucos países – os que têm a bomba atômica – podem aniquilar-se e destruir todo o resto da população mundial. A pós-modernidade é o período em que as ideologias modernas entram em crise. O capitalismo – cujas promessas se sabe não se cumpriram – é desacreditado, mas também o socialismo é desacreditado por não ter cumprido suas promessas. O mundo desacredita da força da política diante de qualquer mudança social e deixa um antigo critério moderno guiar boa parte de suas ações, o jogo econômico dos mercados. Os governos não se preocupam com outra coisa a não ser em garantir a liberdade dos mercados apostando que, assim, garantirão a dinâmica social do emprego para a maioria, do pagamento de salários e o "moto perpétuo" do sistema de compra e venda de mercadorias. Com o fim da União Soviética e vários de seus países satélites, todos os países são, agora, capitalistas. Mesmo China ou Cuba – que na teoria são socialistas – na prática são capitalistas, vendendo e comprando dos países capitalistas e produzindo riquezas a expensas de trabalho semi-escravo em seus territórios praticamente inacessíveis às instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas.
Na Pós-modernidade são deixadas de lado ideias como "igualdade",
"justiça social", "distribuição de riquezas para os mais pobres"
(ao menos pelos governos e a maior parte da população mundial dos países desenvolvidos) e se admite que
o único parâmetro de prosperidade, riqueza e felicidade é o capitalismo e suas
benesses. O ato de ter dinheiro é extremamente importante para a maioria das
pessoas não só para comprar mercadorias e serviços, mas para trabalhar em
atividades menos insalubres e por menos tempo, para gozar mais tempo de ócio
possível. Ser consumista se torna parte do conjunto de felicidade geral da
maioria das pessoas.
Um pós-moderno não se preocupa com o dia de amanhã (grosso modo) como
fazia um moderno que pensava na aposentadoria. O pós-moderno sabe que
dificilmente se aposentará porque a expectativa de vida aumentou, porque hoje a
idade além dos sessenta anos é muito produtiva ainda. A Pós-modernidade não quer
saber de verdades eternas – como queriam Platão (427-347 A.C), Aristóteles (384-322
A.C), Agostinho (354-430), Tomás de Aquino (1225-1274), Descartes. Nem se
existe ou não uma "alma imortal" em nosso corpo que sobreviva a
morte. O que realmente importa é agora. O deus de Israel foi compactado ao
âmbito da fé e perece diante da razão, desconstruído por Feuerbach (1804-1872),
Marx, Nietzsche (1844-1900), Freud (1856-1939). Restam apenas sombras dele que
se dilui nas várias seitas cristãs que se difundem por aí.
As bases culturais do Ocidente: religião judaico-cristã e
filosofia grega se dissolvem rapidamente. A massa de desempregados atira-se
cada vez mais a qualquer subemprego para sobreviver não mais se preocupando com
o suposto conceito de "luta de classes". – Quem tem 'consciência' de
classe hoje em dia? Quem, precisando de comida para os filhos, vai recusar emprego por mais miserável que seja o salário?
A velha moral ocidental (antigamente assegurada sob as
barbas do deus hebreu e do medo que os fiéis em geral tinham das autoridades da
igreja) reduziu-se a guetos de mentes geralmente religiosas que pensam que escatologicamente
somente eles serão salvos. A ética é reinventada por cada um a seu bel prazer e
necessidade. A sociedade virou uma miscelânea de idéias anarquistas,
capitalistas, socialistas, comunitaristas, alternativas (New Age), fanáticas
religiosas e fascistas. Alguém pode se declarar comunista e cristão ao mesmo
tempo sem ver qualquer incoerência nisso como viam os modernos. Uma jovem de classe média alta pode vestir-se tranquilamente com jeans rasgado de marca cara e isso nada tem que ver com as causas do movimento punk inglês dos anos sessenta que usava tais roupas rasgadas para protestar contra as fábricas insalubres em que seus pais trabalhavam e os baixos salários pagos por elas.
Todos os discursos querem se validar diante da opinião
pública e o critério para isso é sua aprovação popular nas mídias, nas redes
sociais. A imprensa e suas ideias se mantêm no ar ou no papel do jornal graças
ao poder dos grandes grupos econômicos que as sustentam até que as interesse. A
verdade é o que se quer, o que seja útil. Um comentarista de telejornal pode
mudar de discurso no minuto seguinte se o que ele disse não agradou aos
patrocinadores ou ao grande público e as pessoas pouco acharão isso estranho!
A grande indústria virou mega fábrica de conglomerados. A
prestação de serviços é a "onda" do momento e em seu entorno se
apinham as massas dos "fora da moda" tentando receber alguma atenção
da mídia. O capitalismo turbinado ('ultrasselvagem') está tão encravado nas
mentes dos cidadãos que até mesmo suas relações pessoais (sexuais, afetivas)
baseiam-se em suas relações comerciais (há pessoas que se acham felizes apenas
se seu número de parceiros sexuais for tanto quanto sua conta bancária).
Immanuel Kant |
O liberalismo clássico trouxe uma noção moderna de liberdade
"o homem como autor de seu próprio destino". Immanuel Kant (1724-1804)
legitimou com a subjetividade esta liberdade. Ele afirmou: "Age de tal forma que tua ação possa ser norma universal." Mas na Pós-modernidade qualquer coisa pode ser norma universal desde que satisfaça a vontade do indivíduo. ...Ah, matar não pode!... Mas os crimes passionais e tiroteios em escolas têm
aumentado, e os linchamentos no Brasil também, além dos casos de jovens incendiando índios e mendigos para se divertir, e isso segue sob os olhos da incapacidade da Justiça brasileira, então matar, na prática...
Na Pós-modernidade o homem e a mulher "politizados"
se diluíram. Estão passivos em frente às notícias "enlatadas" da TV.
Às ações unilaterais de governos que não os consultam. À pseudodemocracia que
está bem longe do alcance real da população porque só referenda o que as
aristocracias desejam, fundando o governo plutocrático. Mas também nenhuma pessoa que viva na miséria quer o fim do capitalismo. E não quer porque o capitalismo faz algo que o socialismo não pode fazer, manter o sonho de enriquecer sempre aceso. No mundo socialista não se pode enriquecer, no capitalismo sabe-se que a maioria nunca enriquecerá, porém, na prática todos estão concorrendo e mesmo aquele que nada tem, pode jogar na loteria e, de repente, ficar milionário.
Alguns grandes conglomerados capitalistas podem decidir os
destinos de alguns milhões de pessoas visto que suas receitas superam em muito
a de vários países pobres. Vários são os políticos que ajoelham o Estado ao
mercado de capitais. Acabou-se com o Welfire State pensando que financiar os
mercados traria mais felicidade para a civilização, o preço é que hoje o Estado faz parte
do mercado. As massas de miseráveis estão excluídas do emprego (e hoje não são mais
reserva de mercado, são excluídas mesmo) porque não interessa dar emprego para eles
já que a tecnologia suplanta, inevitavelmente, os empregos. Há máquinas que trabalham
vinte e quatro horas. Mas se enganam aquelas pessoas do "clubinho socialista de fim de semana" que acreditam que o desemprego estrutural neoliberal é por acaso, não é. É preciso, para os capitalistas, que haja gente miserável, quem se submeteria aos trabalhos mais insalubres quando os capitalistas precisam? É preciso até mesmo para aqueles que se dizem "socialistas" ou "comunistas" que os miseráveis continuem a existir, pois quem cataria o lixo que todos nós produzimos? Quem varreria nossas ruas? Quem limparia nossos esgotos? A resposta são eles, aqueles que diferentemente de nós não têm acesso a um computador para ler este texto, a uma sala de aula de universidade. São os miseráveis que limpam a lata de lixo no quarto do hospital de quem pode pagar pelo plano de saúde. Os miseráveis são importantes para o mercado, pois as demandas deles (porque tem baixo poder aquisitivo) não compram o que as pessoas mais abastadas podem comprar, mas movimenta o mercado de usados e semi-novos que nós descartamos. Até os miseráveis, ao gosto de Auguste Comte (1798-1857), têm seu lugar neste mundo.
Hoje (se comparada ao passado) a liberdade existe, mas continua não sendo para todos; pois só podem
tê-la os que têm condições de comprá-la; ela também é um produto? Daqueles como a Coca-Cola da qual ninguém
precisa para viver e é extremamente doce e cujo consumo pode causar obesidade,
mas que graças à propaganda que faz parecer indispensável, muitos não vivem
sem?
Na Pós-modernidade os heróis são não mais aqueles que
conseguem "aniquilar o sistema", são os que conseguem enriquecer com
ele, estes são os exemplos a seguir. Na modernidade, para um socialista ou
comunista, o herói era aquele que lutava pela revolução social – algo que não
passava de uma utopia romântica. E para o liberal "burguês" o herói
era aquele que garantia a propriedade privada, que demonstrava a importância
quase sagrada (senão sagrada para ele) da propriedade privada. Agora quem é o
herói? Não importa o que ele pregue, importa o número de seguidores dele no
twiter, no Facebook, o número de livros ou músicas que consegue vender ou o
número da audiência nos programas de TV aonde é convidado a dar entrevistas.
Diz Zygmunt Bauman (1925) em "Amor Líquido" que hoje se pode medir o
sucesso de uma pessoa pelo número de presentes ao seu enterro e eu acrescento: também
pelo número de câmeras de emissoras de mídia ali presentes.
Em meio a tudo isso ainda posso perguntar: "quem é meu
próximo?"
Disse Jesus: "Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores que, depois de o despojarem e encherem de pancadas, o abandonaram, deixando-o meio morto. Por coincidência, descia por aquele caminho um sacerdote que, ao vê-lo, passou ao largo. Do mesmo modo, também um levita passou por aquele lugar e, ao vê-lo, passou adiante. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão... Qual destes três parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?" Respondeu: "O que usou de misericórdia para com ele". Jesus retorquiu: "Vai e faz tu também o mesmo" (LUCAS, 10, 29-37).
Paul Ricoeur |
A Pós-modernidade não está interessada no "depois"
desta vida! Pensa que é melhor ignorá-lo porque dele nada se pode saber. Então,
com isso, já não faz mais efeito a lógica religiosa que oferece alguma
recompensa para os "bons" e um castigo eterno para os
"maus". Penso que ainda não se noticiou ser ridículo alguém ajudar outrem,
mas o ato de ajudar não é mais um ato moral obrigatório e universal hoje. Na
Pós-modernidade a obrigação moral, por princípio de cada um, é consigo mesmo e é
compreensível que alguém passe ao largo de alguém quase morto e se vá sem ajudá-lo.
Na era da violência – embora o mundo antigo oferecesse muito
mais perigos que este –, na era dos assaltos, sequestros relâmpagos, assassinatos
por encomenda, latrocínios por motivos torpes, acidentes de carros cometidos
por pessoas embriagadas, estupros (às vezes cometidos por familiares das
vítimas), ataques contra cidadãos pacatos cometidos por homens ou mulheres
drogados, espancamentos contra as pessoas apenas porque elas têm pensamento
diferente de determinado grupo, se vestem de determinada forma, assumem em
público que são homossexuais ou torcem pelo time de futebol que não agrada a
certas outras pessoas, ainda há espírito para ajudar alguém?
Quem é meu próximo hoje? – Na Pós-modernidade é "ninguém"?
E seria ninguém para a segurança do próprio cidadão que se sente inseguro diante das
ameaças reais que o afligem advindas pelas mão do "próximo". O "próximo" pode ser um assaltante, um assassino. Quem vai separar dois alunos brigões na escola que
lutam com facas? Este não é o papel do professor. Quem vai se arriscar a
separar uma briga de rua? Que policial vai se empenhar em investigar a morte
de um cidadão que era um assassino? Quem vai
se preocupar com o viciado? Por que alguém que vive em uma casa razoável, que
usa um carro razoável para ir para um emprego razoável vai se preocupar com o
próximo?
Por outro lado, há, sim, os "comunistas" (filiados ou não a algum clube político-partidário) "de plantão" que estão sempre prontos a acusar o capitalismo pelas mazelas do mundo mas será que sem perceber que seus líderes já perceberam que é mais inteligente para eles (os líderes) e para o socialismo/comunismo, que o capitalismo exista da mesma forma que era para a URSS, porque da mesma forma que se fazia naquela, podem hoje estes líderes justificar sua existência (e de seus partidos) com a causa "do povo"? A pergunta é: que povo? A quem essas pessoas realmente representam, senão a seus interesses de lutar por uma "revolução", seja como vanguarda (e a vanguarda sempre "sabe tudo" e se dá o direito de guiar os outros a quem supõe nada saber, como ovelhas) ou implantar no lugar do capitalismo outro, mas de Estado, em que eles (revolucionários) sempre serão os beneficiados! Mas isso pode não dar certo ou demorar muito tempo, então não pensam eles: "não, fazer tudo isso é muito caro e rende muitas mortes!" "É melhor" "culpar o capitalismo pelas mortes que há" (e eles gostam de culpá-lo por todas as mortes, mesmo as naturais) e continuar justificando a existência do partido de cunho "socialista" porque há "miseráveis" e "pessoas oprimidas" pelo sistema que podem ser manipuladas.
Mas a Pós-modernidade nos diz que não é para nos preocuparmos com nada disso! Porque mudar o sistema econômico era projeto dos modernos e eles não conseguiram mudar nada! Então isso não é mais da alçada do cidadão comum. Nem o Estado consegue resolver esses problemas, pela lógica não conseguirão os cidadãos...
É a mesma coisa em relação aos ecologistas que querem um mundo mais verde, mais saudável e geralmente organizam protestos para isso. Os ecologistas gostam de acusar as grandes companhias industriais pelos males do mundo e as culpam porque elas não oferecem produtos mais "verdes", mas são raros os ecologistas que deixam de usar as benesses do mundo capitalista poluidor em seu dia-a-dia. Mas a pergunta não é essa, a pergunta é: "que homem ou mulher no lugar do proprietário multimilionário de qualquer mega companhia industrial ou comercial hoje (mesmo tendo crescido dentro de uma organização ecologista ou socialista/comunista) não faria o que faz o proprietário dessa mega-companhia para mantê-la? É uma pergunta ética que se deve fazer a si mesmo.
Em 2014 pesquisas apontam que a China produziu mais emissões de gás carbônico que E.U.A e União Europeia (U.E) juntos. A China é grande concorrente mundial de mercadorias desses blocos. Surge daí a pergunta: "qual interesse desses blocos em construir uma imagem negativa da China?" "Estão, estes blocos econômicos, preocupados com a ecologia?" "Qual o papel de grupos como Greenpeace em atacar plataformas de petróleo na Rússia?" Na ética da Pós-modernidade a China não precisa se preocupar com essas críticas, ninguém pode proibi-la de emitir esses gases e nem será a pequena multidão de "preocupados" que aparecem em "protestos midiatizados" que irão pressionar seu governo a fazer algo a respeito. E a Rússia não precisa se preocupar com as sanções internacionais por retalhar a Ucrânia porque ela é uma das nações mais poderosas militarmente do globo e, no momento que o dinheiro russo fizer falta aos bancos internacionais a Rússia tem garantido seu lugar ao sol. Mas alguém pode me perguntar: "E como ficam as pessoas, a natureza, já que não temos outro planeta? A reposta pós-moderna (sem culpa alguma porque a culpa a Pós-modernidade abomina) é: "a longo prazo todos estaremos mortos e o que importa hoje é gozar."
Em meio a este cenário, tentar descobrir o "próximo" hoje é bem mais arriscado que na parábola bíblica, pois é um golpe comum uma pessoa fingir ser assaltada e esperar que alguém pare para ajudá-la para, então, assaltar o "próximo". A Pós-modernidade leva para o âmbito pessoal a desconfiança generalizada nas metanarrativas e nas instituições. Há poucos motivos para se confiar no próximo hoje. O "próximo" ao meu lado na poltrona do avião que conversa comigo animadamente sobre sua família, dali a dois minutos pode anunciar o sequestro da aeronave e derrubá-la sobre um arranha-céu qualquer em nome de alguma causa religiosa! Esse mesmo próximo que está ao meu lado no ônibus pode sair dali e assaltar o cobrador para pegar dinheiro e comprar, egoisticamente, sua dose de "crak" e satisfazer seu vício que vê como recreação e não doença ou me fazer de refém diante da polícia sem nenhum remorso, sem qualquer culpa. Culpa? O que é isso hoje?
Culpa pelo quê? Muitos assaltantes de bancos já disseram que
não se sentem culpados por assaltar o banco porque eles estão
"lutando" para sobreviver com seu talento para assaltar bancos.
Muitos cidadãos que mataram outros cidadãos durante um assalto já declararam
aos jornais que apenas mataram porque o cidadão assaltado reagiu e eles se
defenderam do "ataque" da vítima. Muitos estupradores já afirmaram –
com aval de seus advogados – que estupraram uma mulher porque ela vestia uma roupa
"irresistível" para a libido deles – nesse caso a vítima virou
criminosa?
Então, para finalizar, se hoje estes aí são os "novos
valores" quem não ajudar o "próximo" não tem mais motivo algum
para sentir-se culpado, pois a culpa também foi abolida e é obsoleta neste
cenário. O "próximo" torna-se uma abstração, uma palavra na Lei (que
condena por omissão de socorro – outra influência cristã na legislação que se
diz 'laica'). O "próximo", descrito nos evangelhos, caducou? Torna-se
uma invenção – repudiada pela Pós-modernidade –, que só faz o cidadão de hoje
sentir culpa e ninguém quer, hoje, assumir a culpa. Culpa, outra palavra abstrata que se presta para garantir que a religião
ainda exista para alguns e que as leis ainda tenham algum suporte ético além do
jurídico.
Sem as ameaças da escatologia da religião, sem o sentimento
de culpa que brota de dentro do próprio cidadão e que talvez – como brota dele
mesmo – este possa extirpá-lo. E lembro que muitos se declaram incapazes de
sentir culpa. Sem a ideia corrente que se é obrigado a "salvar" outrem
se outrem – ao menos – não possa oferecer algo em troca do salvamento,
justificado está o não interesse pelo "próximo", mas o desprezo mesmo
por este "próximo" já que se trata de um ente abstrato, deletério,
anônimo que não encontra mais espaço no mundo de hoje, cujo ato de "ajudar"
"cheira a atraso", puerilidade, ingenuidade de quem ajuda! A
Pós-modernidade sonha com isso, com a abolição de todos esses valores modernos –
para que tudo seja, de fato, possível!
A Pós-modernidade não é como a Modernidade que sonhava com a "libertação" dos trabalhadores da "exploração" capitalista. Quem consegue provar que os trabalhadores não exerçam poder de exploração entre eles mesmos e com as pessoas mais ricas? Foucault (1926-1984) já demonstrou que o poder não é privilégio de uma classe, mas de todas. Ele demonstrou que o poder não é exercido por alguém porque este alguém tenha mais ou menos dinheiro, mas o poder se exerce por todos, independente desse alguém ter mais ou menos dinheiro e se exerce de formas bem diferentes, algo que Marx (moderno) não poderia ver.
A Pós-modernidade não é como a Modernidade que sonhava com a "libertação" dos trabalhadores da "exploração" capitalista. Quem consegue provar que os trabalhadores não exerçam poder de exploração entre eles mesmos e com as pessoas mais ricas? Foucault (1926-1984) já demonstrou que o poder não é privilégio de uma classe, mas de todas. Ele demonstrou que o poder não é exercido por alguém porque este alguém tenha mais ou menos dinheiro, mas o poder se exerce por todos, independente desse alguém ter mais ou menos dinheiro e se exerce de formas bem diferentes, algo que Marx (moderno) não poderia ver.
Michel Foucault |
A Pós-modernidade não sonha com um libertador (o messias
religioso ou o herói). Ela sonha com um mundo livre de opressão, tanto das
ditaduras da direita quanto da esquerda. Com um mundo onde não se seja
espancado ou morto por pensar diferente da maioria.
Os jovens do passado acreditavam numa lei simples: causa e efeito. Por exemplo, todo aquele que estuda em faculdade espera ter um emprego melhor do que aquele que não tem estudos. Mas no mundo pós-moderno os jovens sabem que essa lei pode falhar porque este mundo é incerto, instável, assim como ter sucesso na vida não está garantido nem pelo trabalho nem pelo estudo. Na prática, qualquer pessoa pode trabalhar quatro ou cinco anos como panificador, engenheiro ou editor de uma revista e, em uma bela tarde, o dono do estabelecimento pode marcar uma reunião para anunciar que a empresa de panifício, a empresa de engenharia ou a revista faliram porque ela não está mais rendendo o lucro que o proprietário deseja. O que acontecerá com os funcionários e suas famílias dali para frente? (Pensa o proprietário) "não é problema meu!". No mundo pós-moderno problemas como o desemprego são, para o sistema econômico, político ou para o Estado, somente uma estatística.
Não interessa a um pós-moderno se quem não estudou não o fez porque não podia pagar os estudos ou passava fome, interessa é que aquele que tenha formação tenha um emprego melhor do que aquele que não tem. De forma geral, aquele que estudou sabe que no máximo pode se lamentar pela má sorte do outro, mas pouco pode fazer pela mudança das condições que produzem os desafortunados. Os pós-modernos não culpam o sistema econômico por isso, culpam o "culpado"! É mais fácil!
Os jovens do passado acreditavam numa lei simples: causa e efeito. Por exemplo, todo aquele que estuda em faculdade espera ter um emprego melhor do que aquele que não tem estudos. Mas no mundo pós-moderno os jovens sabem que essa lei pode falhar porque este mundo é incerto, instável, assim como ter sucesso na vida não está garantido nem pelo trabalho nem pelo estudo. Na prática, qualquer pessoa pode trabalhar quatro ou cinco anos como panificador, engenheiro ou editor de uma revista e, em uma bela tarde, o dono do estabelecimento pode marcar uma reunião para anunciar que a empresa de panifício, a empresa de engenharia ou a revista faliram porque ela não está mais rendendo o lucro que o proprietário deseja. O que acontecerá com os funcionários e suas famílias dali para frente? (Pensa o proprietário) "não é problema meu!". No mundo pós-moderno problemas como o desemprego são, para o sistema econômico, político ou para o Estado, somente uma estatística.
Não interessa a um pós-moderno se quem não estudou não o fez porque não podia pagar os estudos ou passava fome, interessa é que aquele que tenha formação tenha um emprego melhor do que aquele que não tem. De forma geral, aquele que estudou sabe que no máximo pode se lamentar pela má sorte do outro, mas pouco pode fazer pela mudança das condições que produzem os desafortunados. Os pós-modernos não culpam o sistema econômico por isso, culpam o "culpado"! É mais fácil!
Alguns pós-modernos típicos lamentam pela fome no mundo porque carregam consigo resquícios da cultura cristã, mas têm dificuldade de agir concretamente como faziam alguns modernos porque sabem que resolver isso
não é de sua competência. Mas aos que se preocupam com essas coisas a
Pós-modernidade oferece até mesmo uma solução para eles, pois podem se alistar em uma das
várias ONGs espalhadas pelo mundo, empenhadas no combate a fome. Para os
preocupados com as florestas, podem filiar-se a alguma ONG que defenda
florestas. Os mais radicais (bem ao estilo revolucionário moderno) podem entrar
para o Greenpeace. Os pós-modernos podem não se importar muito com aquela ativista (Ana Paula Maciel) presa na Rússia por forças militares, por atacar uma plataforma de petróleo e que aparece em rede mundial pedindo socorro para sua mãe dentro de uma jaula na cadeia.
Mas o mesmo público pós-moderno também pode demonstrar tanta tolerância
liberal que é capaz de comprar a revista pornográfica (Playboy de abril de 2014), contendo fotos dessa mesma ativista em poses e roupas sensuais "presa" atrás das grades "sexualizadas", copiando o mesmo
cenário da qual a militante queria escapar outrora. Mas agora, "pós-modernamente",
ela está sendo paga para estar naquele lugar. Agora ela quer vender a imagem erotizada de seu corpo aproveitando que, por causa da prisão na Rússia, saiu do anonimato e é isso que importa ao pós-moderno, a possibilidade de poder conhecer o íntimo da nova "famosa".
E aqui ocorre a "desreferencialização do real", pelo esvaziamento do motivo de seu ativismo que outrora a fazia chamar atenção para a exploração de petróleo no Ártico e para a degradação ambiental que isso acarreta. Esvazia-se, no segundo momento, quando ela tira as roupas para a revista, seu ativismo que serve como trampolim de lançamento para o estrelato, para a fama e para vender, não mais aquele discurso a favor do Ártico, mas para vender imagens de seu próprio corpo nu e erotizado. É o mesmo fenômeno que pode ocorrer com certas ONGs que culpam o capitalismo pela fome na África, pelas doenças e pela miséria material, mas que, por outro lado se beneficiam com doações em dinheiro do mundo inteiro e que por cujos braços elegem políticos em diversos países!
E aqui ocorre a "desreferencialização do real", pelo esvaziamento do motivo de seu ativismo que outrora a fazia chamar atenção para a exploração de petróleo no Ártico e para a degradação ambiental que isso acarreta. Esvazia-se, no segundo momento, quando ela tira as roupas para a revista, seu ativismo que serve como trampolim de lançamento para o estrelato, para a fama e para vender, não mais aquele discurso a favor do Ártico, mas para vender imagens de seu próprio corpo nu e erotizado. É o mesmo fenômeno que pode ocorrer com certas ONGs que culpam o capitalismo pela fome na África, pelas doenças e pela miséria material, mas que, por outro lado se beneficiam com doações em dinheiro do mundo inteiro e que por cujos braços elegem políticos em diversos países!
Na Pós-modernidade a ideia é diluir-se tudo, misturar, fazer
pastiche, bricolagem. O privado se torna público. As fotos e vídeos da vida privada de alguém são
postadas nas redes sociais e se tornam públicas. As pessoas da "classe-média" que nunca puderam pagar para sair nas
colunas sociais de jornais impressos, agora postam fotos do carro novo, da casa
nova, da viagem que farão ou fizeram, da barriga da futura mamãe que está grávida. Estar na "moda" não é mais apenas vestir-se, é ter o que contar para
os seguidores na rede social. Tal qual os ídolos da TV, as pessoas (de todas as
'classes') querem aparecer. É moda filmar suas relações sexuais ou se
fotografar em poses sensuais e postar isso na rede porque é uma forma não só de
autoafirmação, é também uma forma de exercer poder. Descartes dizia:
"penso, logo existo", Daniel Goleman (1946) em seu livro "Inteligência
Emocional, disse: "sinto, logo existo". Eu gostaria de dizer aqui aos
leitores que para mim a frase hoje seria: "apareço, logo existo". Penso que é este o lema pós-moderno.
Assim, para os pós-modernos, "meu próximo é ninguém"
porque não importa ajudar ou não alguém caído, o pobre, o faminto, mesmo
"ajudando" (ato que pode denotar um egoísmo e sentimento de
superioridade exacerbados por parte de quem ajuda') faz quem é ajudado "anônimo",
ninguém. E quem ajuda também se torna "ninguém" porque a Pós-modernidade
não se interessa por atos coletivos e peremptórios; se interessa pelo
passageiro, pelo efêmero, pelo lúdico, pela aparência, pelo humor. Aparece o que o indivíduo faz sem
preocupação em servir de exemplo para outras gerações. Ninguém pratica o
"bem" (nos termos religiosos ou éticos) esperando que todos façam o
mesmo, isso os cidadãos pós-modernos sabem que é utopia moderna! Aparece o fato
cru em si, não importam as reflexões morais sobre o fato.
Mas e daí? Diferentemente do que poderia ser na Modernidade
em que um panfleto às vezes mudava a história de um país inteiro, este texto
não tem a ilusão de mudar nada; as minhas discordâncias com o mundo pós-moderno guardo para mim... Aqui apenas tento, a título de exercício intelectual, descrever um momento histórico, talvez ele passe logo, talvez dure mais do que se imagina, é por isso que a mim parece inútil tentar deter o nascer inevitável da aurora
ou o devir infalível da morte!
Gostei muito do texto, retrata fielmente como nos vivemos desde os primórdios até chegar a "isso" que estamos hoje, mas será que não temos solução? Como finda o texto dizendo que um panfleto mudava o país inteiro me remete a reforma protestante, penso que quando alguém escreve um texto como esse pode não mudar o país inteiro mas o esperado é que ao menos algumas cabecinhas pós modernas passem a pensar mais um pouquinho no mundo como um todo e não apenas um pedaço. Fazendo um último adendo não creio que tendemos a viver em um mundo a onde o próximo é ninguém como disse "E que a coisa mais certa e estável na Pós-modernidade é a incerteza"; Talvez seria demasiadamente utópico dizer que podemos melhorar porém como disse Heráclito nada é permanente exceto a mudança eu acredito em mudanças!
ResponderExcluirParabéns pelas reflexões! Me consola quando leio pensamentos que mostram um olhar íntegro e imparcial da realidade, sem a famigerada discussão entre esquerda e direita que, como você bem demonstrou, nada resolveram e muito pouco ou nada prometem.
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