SEÇÃO: ESQUEMA 1
Dr. Gerson N. L. Schulz
Professor do Ensino Superior no Brasil
Você sabe o que é uma "cosmovisão"? Já ouviu falar em "positivismo", "materialismo-histórico", "fenomenologia", "genealogia" e "perspectivismo"? Não? Então, na "seção esquema 1" de hoje, tenha acesso a um vídeo sobre o assunto e a um quadro comparativo.
E, após assistir ao vídeo e ler o quadro, analise seus filmes prediletos, seus livros, desenhos e outros, e descubra baseado em qual das teses abaixo os autores se inspiraram para escrever, produzir e pintar.
POSITIVISMO
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MATERIALISMO
HISTÓRICO
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FENOMENOLOGIA
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GENEALOGIA
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PERSPECTIVISMO
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COMTE – DÜRKEIM
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HEGEL – MARX
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HUSSERL – WEBER
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NIETZSCHE – FOUCAULT
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LEIBNITZ – NIETZSCHE
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Funcionalismo
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Dialética
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Estruturalismo
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Hermenêutica
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Ontologia
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* A sociedade é natural, representa a natureza
das relações humanas;
* A sociedade evolui naturalmente de acordo com
as leis naturais coercitivas em relação aos sujeitos;
* Para conhecer a sociedade o cientista deve
empregar o método científico de forma neutra, o sujeito que investiga
apreende a verdade;
* As leis específicas de evolução da sociedade
determinam as funções sociais de cada fato social, grupo ou instituição.
Problemas sociais como a fome, a miséria ou o desemprego são disfunções
sociais e precisam ser corrigidos para que o organismo funcione bem.
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* A sociedade é histórica, resulta do movimento
contraditório dos sujeitos em relação às estruturas sociais;
* A sociedade se transforma pela ação
contraditória dos grupos sociais que agem condicionados por estruturas
sociais historicamente dadas;
* Todo objeto está inserido numa totalidade
histórica dada;
* Todo sujeito está limitado na apreensão do
objeto pelo horizonte histórico que compartilha;
* A sociedade esta estruturada a partir das
relações econômicas e sociais correspondentes a cada período histórico;
* Um dado desenvolvimento tecnológico e uma dada
relação de produção comum geram distintas classes sociais;
* A luta das classes sociais está condicionada
pelo horizonte histórico destas relações sociais sob o qual se realiza;
* A sociedade chegará ao grau máximo de
desenvolvimento histórico, humano, social quando, finalmente, a luta de
classes ficar insuportável entre proletários e burgueses e os primeiros
tomarem os meios de produção, gerando o socialismo e depois, o último
estágio, o comunismo.
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* A sociedade é cultural, conforma-se de acordo
com a vontade dos sujeitos;
* É inerente à sociedade a existência de uma
estrutura própria de desenvolvimento cuja descoberta de sua dinâmica cabe ao
cientista social ou ao filósofo;
* As alterações dos processos sociais são
resultantes das ações de sujeitos ou grupos que se associam para fazer
prevalecer sua vontade;
* Para cada objeto e para cada sujeito há
inúmeras possibilidades de apreensão, não há verdade, mas interpretações
relativas a cada sujeito sob seu ponto de vista;
*A relação entre sujeitos e grupos sociais é
permeada pelas disputas de poder que determinam a realização dos projetos do
grupo vencedor;
* A forma de funcionamento da sociedade resulta
destas disputas.
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* A sociedade
é aquilo que se interpreta de si mesma;
* As
alterações dos processos sociais são o resultado dos discursos que a própria
sociedade produz, então não existem essências de classes ou estamentos
sociais;
*A genealogia
busca o valor da origem e a origem do valor;
* O poder não
está na riqueza ou na pobreza de alguém porque o poder não é algo que se possua,
que se venda, ele é uma relação;
* Tanto ricos
e pobres podem exercer poder, a sociedade então se configura e se divide
entre aqueles que exercem mais ou menos poder não sendo, necessariamente e o
tempo todo, sempre apenas o grupo mais rico o grupo dominante;
* A
genealogia não se preocupa em saber o que é certo ou errado do ponto de vista
moral, lógico ou epistemológico, entende que a verdade é um discurso que é
aceito por determinado período de tempo e que há várias verdades que se
enfrentam podendo prevalecer uma ou várias delas, dependendo do poder do
grupo que a elabora e do poder do discurso de verdade produzido.
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* A sociedade
e todas as instituições dela derivadas são apenas uma invenção;
* A sociedade
é fruto daquilo que é capaz de interpretar sobre si mesma e o parâmetro para
isso é o poder de interpretação dos indivíduos;
* Qualquer
das teorias científicas, filosóficas, históricas, sociológicas são apenas um
ponto de
vista;
* A verdade é
o ponto de vista do expectador e depende dos parâmetros que ele toma para
elaborá-la;
*As ciências
humanas e naturais são apenas construções culturais sujeitas ao contexto
ontológico dos indivíduos.
* Não há
certo e errado em campo algum do saber, o que há são interpretações;
* O próprio
conhecimento é uma invenção;
* Não há
fatos, somente interpretações;
* Não há mais
sujeito, somente indivíduos;
* O
perspectivismo não trabalha com a ideia de "normal" e
"patológico", o "moral" e o "imoral", pois eles
também são invenções;
* Aquilo que
se chama "verdade" é sempre aquilo que se presta para resolver um
problema até que apareça outra solução melhor;
* Para o
perspectivismo é inútil tentar compreender a totalidade, pois o conhecimento
é sempre um fragmento. É sempre "mutatis mutandis".
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Este quadro (esquema) foi elaborado pelo professor Gerson Schulz para fins de trabalho em sala de aula. Sua reprodução é livre, mas cite a fonte. Todo e qualquer erro de interpretação no quadro é de inteira responsabilidade do autor.
ResponderExcluirPoxa!!! Muito bom. Parabens, professor!!! Ana Peil.
ResponderExcluirLegal, me ajudou pra caramba! Obrigado.
ResponderExcluirPREZADO PROFESSOR, NUNCA TINHA VISTO UMA SITEMATIZAÇÃO TÃO BOA, PARABÉNS, MUIO LEGAL SEU TTRABALHO, VIREI FÃ. ANA TEREZA.
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