Gerson Nei Lemos Schulz
Prof. universitário
Fonte da imagem:
http://www.gepazebem.org/
amor-versus-indiferenca.html/indiferenca1
|
Indiferente é a pessoa que não demonstra
preocupação alguma, se comporta de forma serena em face de
algo ou alguém. É a ausência de interesse, a falta de consideração. Geralmente
a indiferença se dá pela falta de sentimentos ou reações aos desejos, vontades, deveres ou direitos alheios.
Mas a indiferença não é apenas uma palavra, um
conceito, é uma prática que vejo aumentar todos os dias nas ruas, entre as pessoas, as famílias. E se aumenta
nas ruas há uma origem que tem a ver com a educação.
Parece óbvio que desde a revolução industrial as
mulheres ganharam cada vez mais o direito ao trabalho fora de casa, com isso o
modelo de família em que apenas os homens garantiam o sustento do lar mudou. De
lá para cá se tem outros modelos de família: pais solteiros, mães solteiras,
avôs que criam seus netos, casais gays e outros. Essa reflexão de forma alguma
tem o objetivo de responsabilizar a independência feminina para o trabalho às mudanças
ou origens do aumento da indiferença. Mas um dos fatos que se somam a isso é
que os filhos, não importando por quem são educados, estão ficando sozinhos em
casa, pois seus pais tem que trabalhar não só porque é uma necessidade
antropológica, mas também porque é uma necessidade econômica.
No Brasil, segundo o Painel Nacional de
Televisores (Ibope, 2011), as crianças entre 4 e 11 anos permanecem três horas
na escola e cinco horas em frente à televisão, o que significa que quem as está
educando é a programação da TV aberta que, acredito, tenha poucas qualidades
pedagógicas levando-se em consideração as quatro maiores emissoras
concorrentes. Nesse sentido ainda se pode comparar a escola à TV no quesito financiamento.
Enquanto no Rio Grande do Sul um professor com treze anos de trabalho ganha RS
1300,00/mês, um apresentador de programa dominical ganha entre R$ 1.000.000,00
e R$ 2.000.000,00/mês. Enquanto a escola ganha parcos recursos públicos que
muitas vezes não chegam ao destino carcomidos pela corrupção, um espaço no
horário nobre da Rede Bandeirantes custa R$ 1.000.000,00 e este espaço nunca
está vago. Quem está mais motivado a trabalhar, o professor ou o apresentador
de TV?
Em relação à proposta pedagógica, quem interage
mais, a escola com aulas semelhantes aos tempos do nascimento da Filosofia na
Grécia Antiga onde o mestre falava a uma plateia entre cinquenta ou mais
pessoas? Onde o mestre pedia exercícios de fixação a seus discípulos ou como no período medieval em
que a escolástica pedia aos alunos que fossem incansáveis repetindo até
memorizar todo o conhecimento? Ou a TV, em que as mensagens são transmitidas por
comunicadores profissionais, onde as cores, bem ao gosto das crianças, são
exuberantes, os sons são agradáveis, os olhos e os ouvidos são
super-estimulados, onde, nos adolescentes, se estimula o consumo de
mercadorias, às vezes inúteis e com forte apelo sexual, objetificando
geralmente o corpo feminino?
A escola parece que perde no quesito interesse frente a TV! E a internet? Suas possibilidades são
várias, inclusive ela pode conter todo o conhecimento humano. Vários grupos
defendem que a rede mundial poderá abolir os professores e que ela será um
ambiente onde cada um poderá se auto-instruir praticamente sem custos. Muito
bem, é discutível afirmar isso, uma vez que se pergunta: será que os "alunos"
conseguirão relacionar A e B sem a intermediação do professor?
Mas e a indiferença? Um dos lugares em que ela
se manifesta mais frequentemente é no trânsito. O Brasil é o quarto
país do mundo onde as pessoas são mais violentas no trânsito. Com um terço dos
carros que circulam nos E.U.A, o Brasil supera aquele país no número de mortos em acidentes
onde a principal causa é a imprudência. A indiferença está quando alguém troca
de pista sem alertar os demais condutores da via, quando alguém não respeita os
limites de velocidade, quando alguém bebe e pega o volante, quando alguém
dirige com sono. E esse alguém não é "ninguém", esse alguém é você,
posso ser eu! É o cientista, o policial, o médico, o pedreiro, o pintor, o professor, o
desempregado! Esse alguém tem nome, endereço e profissão. Não é o "alguém"
abstrato do conceito, da teoria, é alguém real! E esse alguém deixa mortos, deixa feridos irrecuperáveis, deixa tristeza, deixa injustiça
pelas ruas e estradas. Por que um motorista ultrapassa em lugar proibido ou em uma curva? Por que um motorista assume este risco? Por que alguém põe em prática essa indiferença pelos demais condutores que circulam no sentido contrário da estrada? Por que esse alguém joga lixo em lugar proibido, mesmo sabendo que tal ato gera e espalha doenças para outras pessoas e até para si mesmas? Mesmo sabendo que isso contamina árvores e fontes de água?
Na prática esse alguém é um criminoso. Mais: não será essa indiferença o sintoma de uma doença? Não será a própria indiferença a doença?
Como classificar o sujeito que estaciona na vaga dos deficientes físicos sem o ser? O caminhoneiro que ultrapassa em uma curva?
Mas o que tem que ver com isso a TV e a escola? A TV promove propaganda de carros velozes, promove a imagem de masculinidade ainda associada à velocidade e ousadia no trânsito. Cria uma irrealidade a partir de fragmentos: a um comercial de carros segue-se um de doces ou refrigerantes e outro de cerveja. Os comerciais de publicidade sempre associam a compra à satisfação do indivíduo e nunca da coletividade. Tais comerciais são fragmentos porque não mantém qualquer relação de causa e efeitos uns com os outros. Fazem os desaviados pensar que o mundo está aí somente para eles. Para satisfazer suas necessidades animais. Os comerciais, bem como a educação midiática, mostram um mundo em que o indivíduo paira absoluto na esfera isolada acima do coletivo. É esse mecanismo que põe em funcionamento dentro da mente do desavisado um alerta que soa somente em seu cérebro ingênuo que lhe faz pensar que ele tem, como nos comerciais da TV, todo o direito sobre o mundo. Que o faz pensar que ele está sozinho para usufruir das coisas do mundo. É esse pensamento ingênuo e falso que "autoriza" alguém a jogar lixo em lugares proibidos. Essa falsa premissa permite que os desavisados se autorizem a reclamar por um falso direito que é aquele que eles usam para "encher a boca" alegando que jogam o seu lixo em lugar proibido, em frente à casas alheias porque o Poder Público não lhes dá o que eles merecem: o descarte correto do lixo. Assim, essa prática se perpetua e o falso direito prevalece em detrimento àqueles que gostariam de lutar pelo direito coletivo.
Mas o que tem que ver com isso a TV e a escola? A TV promove propaganda de carros velozes, promove a imagem de masculinidade ainda associada à velocidade e ousadia no trânsito. Cria uma irrealidade a partir de fragmentos: a um comercial de carros segue-se um de doces ou refrigerantes e outro de cerveja. Os comerciais de publicidade sempre associam a compra à satisfação do indivíduo e nunca da coletividade. Tais comerciais são fragmentos porque não mantém qualquer relação de causa e efeitos uns com os outros. Fazem os desaviados pensar que o mundo está aí somente para eles. Para satisfazer suas necessidades animais. Os comerciais, bem como a educação midiática, mostram um mundo em que o indivíduo paira absoluto na esfera isolada acima do coletivo. É esse mecanismo que põe em funcionamento dentro da mente do desavisado um alerta que soa somente em seu cérebro ingênuo que lhe faz pensar que ele tem, como nos comerciais da TV, todo o direito sobre o mundo. Que o faz pensar que ele está sozinho para usufruir das coisas do mundo. É esse pensamento ingênuo e falso que "autoriza" alguém a jogar lixo em lugares proibidos. Essa falsa premissa permite que os desavisados se autorizem a reclamar por um falso direito que é aquele que eles usam para "encher a boca" alegando que jogam o seu lixo em lugar proibido, em frente à casas alheias porque o Poder Público não lhes dá o que eles merecem: o descarte correto do lixo. Assim, essa prática se perpetua e o falso direito prevalece em detrimento àqueles que gostariam de lutar pelo direito coletivo.
Por isso a situações parecem desconectadas, sem relação! Os desavisados não conseguem fazer a relação do uso do carro com as regras de trânsito ao dirigir. Não conseguem relacionar que o fato de descartarem o lixo em local proibido os põe contra o bom-senso e contra aqueles que desejam um ambiente saudável. Não conseguem perceber que são eles quem estão alijados e marginalizados pelo Poder Público que lhes cobra impostos pesados, mas lhes é indiferente. A inverídica premissa agindo dentro da mente dos desavisados lhes dá a falsa sensação de esperteza, mas o que ocorre é que eles é que são os maiores prejudicados porque, além de serem marginalizados pela autoridade competente, são eles que correm o risco de se tornarem mais doentes com as bactérias do lixo além de sua indiferença.
O que fazer quando a lei é amplamente
ignorada? Ficar indiferente a ela? Adequar-se à situação? É o que o próprio
sistema, que tem a indiferença inerente, faz com as pessoas. Esse modo de vida
atual que associa sucesso à produção e à rapidez e deixa cada vez mais mortos, leva a sociedade ao colapso onde as leis de convivência social não funcionam
mais, justamente porque as pessoas, para poder atender à demanda pessoal, as
ignoram como se elas fossem obsoletas e não uma salvaguarda do respeito a todos. Essa dinâmica leva o interesse privado a superar o interesse coletivo. Como a TV afirma o tempo todo que o interesse do indivíduo está acima do coletivo, o "imperativo categórico da sobrevivência" dentro desse modelo de civilização fica, assim, comprometido porque é impossível a auto-crítica. Também se torna impossível a crítica ao próprio modelo que é tomado pela maioria das pessoas como o mais perfeito.
Fonte desta imagem e arte: http://natrilhadocastelo.blogspot.com.br/ 2012/12/assassinato-de-indio-galdino.html |
O mais curioso é que este crime ocorreu na capital federal e os condenados não ficaram presos mais do que cinco anos. Em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 2012, um mendigo foi amarrado a uma pilastra de uma caixa d'água pública, empalado e depois queimado vivo. Na cidade de Pelotas a notícia ganhou pouco destaque nos jornais. Após alguns dias, um cachorro foi morto por um cidadão que defendia uma criança de seu ataque. A população pelotense se indignou com o "assassinato" do animal e organizou passeatas pedindo justiça ao animal morto. Um vereador até propôs a criação de uma comissão especial municipal de defesa dos animais. O homem que matou o cão está respondendo por crime contra os animais. O mais estranho é que ninguém protestou pedindo justiça ao homem que foi empalado, sem chance de se defender, e depois queimado vivo! Pelotas tem 350.000 habitantes, não é no mínimo estranho que seus cidadãos não tenham se indignado também com esse assassinato crudelíssimo?
Será a indiferença um novo valor social?
Mas caso a indiferença seja reconhecida como um novo valor será, então, um direito! O direito à indiferença?
Em caso afirmativo é, no mínimo curioso, pois seria um direito contraditório porque levaria ao colapso a sociedade em função de que se todos forem indiferentes uns aos outros e a tudo, a própria sociedade que, para funcionar, necessita de um mínimo de cordialidade e solidariedade, se extinguirá.
Por fim, parece que se a indiferença for novo valor estará estabelecido aquele jogo em que se um ganhar todos perdem porque à medida que um tiver direito de ser indiferente, todos terão e então as regras de convivência e a lei, a cordialidade e a boa convivência serão banidas.
Voltar-se-ia ao estado de natureza, como diz o filósofo Thomas Hobbes, àquele estágio de selvageria que havia antes da existência da civilização como a conhecemos.
Mas caso a indiferença seja reconhecida como um novo valor será, então, um direito! O direito à indiferença?
Em caso afirmativo é, no mínimo curioso, pois seria um direito contraditório porque levaria ao colapso a sociedade em função de que se todos forem indiferentes uns aos outros e a tudo, a própria sociedade que, para funcionar, necessita de um mínimo de cordialidade e solidariedade, se extinguirá.
Por fim, parece que se a indiferença for novo valor estará estabelecido aquele jogo em que se um ganhar todos perdem porque à medida que um tiver direito de ser indiferente, todos terão e então as regras de convivência e a lei, a cordialidade e a boa convivência serão banidas.
Voltar-se-ia ao estado de natureza, como diz o filósofo Thomas Hobbes, àquele estágio de selvageria que havia antes da existência da civilização como a conhecemos.