SEÇÃO: ESQUEMA 1
Dr. Gerson N. L. Schulz
Professor do Ensino Superior no Brasil
Você sabe o que é uma "cosmovisão"? Já ouviu falar em "positivismo", "materialismo-histórico", "fenomenologia", "genealogia" e "perspectivismo"? Não? Então, na "seção esquema 1" de hoje, tenha acesso a um vídeo sobre o assunto e a um quadro comparativo.
E, após assistir ao vídeo e ler o quadro, analise seus filmes prediletos, seus livros, desenhos e outros, e descubra baseado em qual das teses abaixo os autores se inspiraram para escrever, produzir e pintar.
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POSITIVISMO | 
MATERIALISMO
  HISTÓRICO | 
FENOMENOLOGIA | 
GENEALOGIA | 
PERSPECTIVISMO | 
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COMTE – DÜRKEIM | 
HEGEL – MARX | 
HUSSERL – WEBER | 
NIETZSCHE – FOUCAULT | 
LEIBNITZ – NIETZSCHE | 
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Funcionalismo | 
Dialética | 
Estruturalismo | 
Hermenêutica | 
Ontologia | 
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* A sociedade é natural, representa a natureza
  das relações humanas; 
* A sociedade evolui naturalmente de acordo com
  as leis naturais coercitivas em relação aos sujeitos; 
* Para conhecer a sociedade o cientista deve
  empregar o método científico de forma neutra, o sujeito que investiga
  apreende a verdade; 
* As leis específicas de evolução da sociedade
  determinam as funções sociais de cada fato social, grupo ou instituição.
  Problemas sociais como a fome, a miséria ou o desemprego são disfunções
  sociais e precisam ser corrigidos para que o organismo funcione bem. | 
* A sociedade é histórica, resulta do movimento
  contraditório dos sujeitos em relação às estruturas sociais; 
* A sociedade se transforma pela ação
  contraditória dos grupos sociais que agem condicionados por estruturas
  sociais historicamente dadas; 
* Todo objeto está inserido numa totalidade
  histórica dada; 
* Todo sujeito está limitado na apreensão do
  objeto pelo horizonte histórico que compartilha; 
* A sociedade esta estruturada a partir das
  relações econômicas e sociais correspondentes a cada período histórico; 
* Um dado desenvolvimento tecnológico e uma dada
  relação de produção comum geram distintas classes sociais; 
* A luta das classes sociais está condicionada
  pelo horizonte histórico destas relações sociais sob o qual se realiza; 
* A sociedade chegará ao grau máximo de
  desenvolvimento histórico, humano, social quando, finalmente, a luta de
  classes ficar insuportável entre proletários e burgueses e os primeiros
  tomarem os meios de produção, gerando o socialismo e depois, o último
  estágio, o comunismo.  | 
* A sociedade é cultural, conforma-se de acordo
  com a vontade dos sujeitos; 
* É inerente à sociedade a existência de uma
  estrutura própria de desenvolvimento cuja descoberta de sua dinâmica cabe ao
  cientista social ou ao filósofo; 
* As alterações dos processos sociais são
  resultantes das ações de sujeitos ou grupos que se associam para fazer
  prevalecer sua vontade; 
* Para cada objeto e para cada sujeito há
  inúmeras possibilidades de apreensão, não há verdade, mas interpretações
  relativas a cada sujeito sob seu ponto de vista; 
*A relação entre sujeitos e grupos sociais é
  permeada pelas disputas de poder que determinam a realização dos projetos do
  grupo vencedor; 
* A forma de funcionamento da sociedade resulta
  destas disputas. | 
* A sociedade
  é aquilo que se interpreta de si mesma; 
* As
  alterações dos processos sociais são o resultado dos discursos que a própria
  sociedade produz, então não existem essências de classes ou estamentos
  sociais; 
*A genealogia
  busca o valor da origem e a origem do valor; 
* O poder não
  está na riqueza ou na pobreza de alguém porque o poder não é algo que se possua,
  que se venda, ele é uma relação; 
* Tanto ricos
  e pobres podem exercer poder, a sociedade então se configura e se divide
  entre aqueles que exercem mais ou menos poder não sendo, necessariamente e o
  tempo todo, sempre apenas o grupo mais rico o grupo dominante; 
* A
  genealogia não se preocupa em saber o que é certo ou errado do ponto de vista
  moral, lógico ou epistemológico, entende que a verdade é um discurso que é
  aceito por determinado período de tempo e que há várias verdades que se
  enfrentam podendo prevalecer uma ou várias delas, dependendo do poder do
  grupo que a elabora e do poder do discurso de verdade produzido.  | 
* A sociedade
  e todas as instituições dela derivadas são apenas uma invenção; 
* A sociedade
  é fruto daquilo que é capaz de interpretar sobre si mesma e o parâmetro para
  isso é o poder de interpretação dos indivíduos; 
* Qualquer
  das teorias científicas, filosóficas, históricas, sociológicas são apenas um
  ponto de  
vista; 
* A verdade é
  o ponto de vista do expectador e depende dos parâmetros que ele toma para
  elaborá-la; 
*As ciências
  humanas e naturais são apenas construções culturais sujeitas ao contexto
  ontológico dos indivíduos.  
* Não há
  certo e errado em campo algum do saber, o que há são interpretações; 
* O próprio
  conhecimento é uma invenção; 
* Não há
  fatos, somente interpretações; 
* Não há mais
  sujeito, somente indivíduos; 
* O
  perspectivismo não trabalha com a ideia de "normal" e
  "patológico", o "moral" e o "imoral", pois eles
  também são invenções; 
* Aquilo que
  se chama "verdade" é sempre aquilo que se presta para resolver um
  problema até que apareça outra solução melhor; 
* Para o
  perspectivismo é inútil tentar compreender a totalidade, pois o conhecimento
  é sempre um fragmento. É sempre "mutatis mutandis". | 
 
 
