SEÇÃO: ESQUEMA 1
Dr. Gerson N. L. Schulz
Professor do Ensino Superior no Brasil
Você sabe o que é uma "cosmovisão"? Já ouviu falar em "positivismo", "materialismo-histórico", "fenomenologia", "genealogia" e "perspectivismo"? Não? Então, na "seção esquema 1" de hoje, tenha acesso a um vídeo sobre o assunto e a um quadro comparativo.
E, após assistir ao vídeo e ler o quadro, analise seus filmes prediletos, seus livros, desenhos e outros, e descubra baseado em qual das teses abaixo os autores se inspiraram para escrever, produzir e pintar.
POSITIVISMO
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MATERIALISMO
HISTÓRICO
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FENOMENOLOGIA
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GENEALOGIA
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PERSPECTIVISMO
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COMTE – DÜRKEIM
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HEGEL – MARX
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HUSSERL – WEBER
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NIETZSCHE – FOUCAULT
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LEIBNITZ – NIETZSCHE
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Funcionalismo
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Dialética
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Estruturalismo
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Hermenêutica
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Ontologia
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* A sociedade é natural, representa a natureza
das relações humanas;
* A sociedade evolui naturalmente de acordo com
as leis naturais coercitivas em relação aos sujeitos;
* Para conhecer a sociedade o cientista deve
empregar o método científico de forma neutra, o sujeito que investiga
apreende a verdade;
* As leis específicas de evolução da sociedade
determinam as funções sociais de cada fato social, grupo ou instituição.
Problemas sociais como a fome, a miséria ou o desemprego são disfunções
sociais e precisam ser corrigidos para que o organismo funcione bem.
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* A sociedade é histórica, resulta do movimento
contraditório dos sujeitos em relação às estruturas sociais;
* A sociedade se transforma pela ação
contraditória dos grupos sociais que agem condicionados por estruturas
sociais historicamente dadas;
* Todo objeto está inserido numa totalidade
histórica dada;
* Todo sujeito está limitado na apreensão do
objeto pelo horizonte histórico que compartilha;
* A sociedade esta estruturada a partir das
relações econômicas e sociais correspondentes a cada período histórico;
* Um dado desenvolvimento tecnológico e uma dada
relação de produção comum geram distintas classes sociais;
* A luta das classes sociais está condicionada
pelo horizonte histórico destas relações sociais sob o qual se realiza;
* A sociedade chegará ao grau máximo de
desenvolvimento histórico, humano, social quando, finalmente, a luta de
classes ficar insuportável entre proletários e burgueses e os primeiros
tomarem os meios de produção, gerando o socialismo e depois, o último
estágio, o comunismo.
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* A sociedade é cultural, conforma-se de acordo
com a vontade dos sujeitos;
* É inerente à sociedade a existência de uma
estrutura própria de desenvolvimento cuja descoberta de sua dinâmica cabe ao
cientista social ou ao filósofo;
* As alterações dos processos sociais são
resultantes das ações de sujeitos ou grupos que se associam para fazer
prevalecer sua vontade;
* Para cada objeto e para cada sujeito há
inúmeras possibilidades de apreensão, não há verdade, mas interpretações
relativas a cada sujeito sob seu ponto de vista;
*A relação entre sujeitos e grupos sociais é
permeada pelas disputas de poder que determinam a realização dos projetos do
grupo vencedor;
* A forma de funcionamento da sociedade resulta
destas disputas.
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* A sociedade
é aquilo que se interpreta de si mesma;
* As
alterações dos processos sociais são o resultado dos discursos que a própria
sociedade produz, então não existem essências de classes ou estamentos
sociais;
*A genealogia
busca o valor da origem e a origem do valor;
* O poder não
está na riqueza ou na pobreza de alguém porque o poder não é algo que se possua,
que se venda, ele é uma relação;
* Tanto ricos
e pobres podem exercer poder, a sociedade então se configura e se divide
entre aqueles que exercem mais ou menos poder não sendo, necessariamente e o
tempo todo, sempre apenas o grupo mais rico o grupo dominante;
* A
genealogia não se preocupa em saber o que é certo ou errado do ponto de vista
moral, lógico ou epistemológico, entende que a verdade é um discurso que é
aceito por determinado período de tempo e que há várias verdades que se
enfrentam podendo prevalecer uma ou várias delas, dependendo do poder do
grupo que a elabora e do poder do discurso de verdade produzido.
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* A sociedade
e todas as instituições dela derivadas são apenas uma invenção;
* A sociedade
é fruto daquilo que é capaz de interpretar sobre si mesma e o parâmetro para
isso é o poder de interpretação dos indivíduos;
* Qualquer
das teorias científicas, filosóficas, históricas, sociológicas são apenas um
ponto de
vista;
* A verdade é
o ponto de vista do expectador e depende dos parâmetros que ele toma para
elaborá-la;
*As ciências
humanas e naturais são apenas construções culturais sujeitas ao contexto
ontológico dos indivíduos.
* Não há
certo e errado em campo algum do saber, o que há são interpretações;
* O próprio
conhecimento é uma invenção;
* Não há
fatos, somente interpretações;
* Não há mais
sujeito, somente indivíduos;
* O
perspectivismo não trabalha com a ideia de "normal" e
"patológico", o "moral" e o "imoral", pois eles
também são invenções;
* Aquilo que
se chama "verdade" é sempre aquilo que se presta para resolver um
problema até que apareça outra solução melhor;
* Para o
perspectivismo é inútil tentar compreender a totalidade, pois o conhecimento
é sempre um fragmento. É sempre "mutatis mutandis".
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