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sábado, 8 de fevereiro de 2014

O PENSAMENTO E A CONTRIBUIÇÃO DE MONTESSORI PARA A EDUCAÇÃO


Por:

GESSANA DAMASCENO GOMES

GRADUANDA EM PEDAGOGIA

FURG



Orientador:

Prof. Gerson Nei Lemos Schulz

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE

FEDERAL DO RIO GRANDE

FURG



Este artigo trata de alguns aspectos da vida e da contribuição de Maria Montessori para a educação mundial. Uma feminista que nasceu na Itália em 1870 e foi a primeira mulher a doutorar-se em medicina em seu país.

Montessori, por não poder exercer sua profissão de forma plena para a época, resolveu dedicar-se à pedagogia. Primeiramente, dedicou-se como educadora de crianças deficientes e mais tarde, trabalhou com crianças normais.

A educadora fazia parte de um movimento chamado de Escola Nova, por isso, tinha uma ideia de educação bem diferente das que existiam naquela época.
Tornou- se conhecida por desenvolver métodos educativos de aprendizagem que são até hoje usados nas escolas públicas e privadas em várias partes do mundo.


Devido às suas observações, Montessori percebeu que a criança tem sua atenção voltada a estímulos gradativos de concentração. A partir daí, Montessori começou a apresentar para as crianças objetos que eram fáceis de serem reconhecidos pelos sentidos, para mais tarde, entrar em contato com o alfabeto, os números, a leitura, a gramática, o desenho, entre outros, para que dessa forma houvesse a construção do conhecimento pela criança.

Montessori tinha como base para o desenvolvimento de seu método de educação o princípio de que toda a criança deveria ter seu mundo próprio, ao perceber que o mundo dos adultos era muito complicado e privava a criança de seu desenvolvimento natural.
  
Embora pensasse em uma criança livre para desenvolver seu intelecto e que essa pudesse mostrar sua capacidade de pensar e agir, Montessori também se preocupava com a disciplina, para que a criança não fosse jogada à própria sorte. Pois para ela, mesmo que o professor tivesse um papel limitado, ele deveria ter consciência da importância de dar à criança um ambiente que correspondesse às suas necessidades para, dessa forma, obter êxito ao ensinar, e a criança ao aprender. Por isso, podemos perceber a importância de alguns aspectos da contribuição de Montessori para a educação infantil que ainda são adotados até hoje, como a utilização de brinquedos e o mobiliário em miniatura que foram criados por ela, para estimular as crianças em seu desenvolvimento.


Vaso montessoriano para crianças.
Por fim, em nossa opinião, nós, como professores, precisamos ficar atentos para que nossos ensinamentos sejam úteis para a vida de nossos alunos, pois na medida em que os observamos, podemos tentar compreender suas necessidades e adaptá-las de acordo com a sua realidade e não enquadrá-las ou entendê-las como se fossem simplesmente adultos em miniatura.



REFERÊNCIAS:


GADOTTI, Moacir. Histórias das Ideias Pedagógicas. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997, p. 142-157. 

GOMES, Gessana Damasceno; GONÇALVES, Letícia Rodrigues; SANTOS, Lúbia Jovania; SILVEIRA, Marcos Cesar Dias; PEREIRA, Mariza. Escola Nova: O movimento que "revolucionou" a educação. [Sn]: Rio Grande, 2013. (MIMEO)


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